Redução de 84% do Auxílio Gás em 2025 e beneficiários perdem bônus; saiba mais

O destino do Auxílio Gás em 2025 está em questão. O governo comunicou uma redução de 84% no financiamento do programa para o próximo ano, o que resultará em menos recursos disponíveis para auxiliar famílias de baixa renda na aquisição de gás de cozinha. Ao mesmo tempo, há planos para aumentar o número de beneficiários, porém com alterações significativas na forma de financiamento.

Com a diminuição drástica do orçamento, o benefício atribuído a cada família contemplada pode ser diminuído ou o número de beneficiados pode ser reduzido. Atualmente, mais de 5 milhões de famílias usufruem do Auxílio Gás no valor de R$ 102 a cada dois meses. Com o novo orçamento, é possível que haja uma redução no número de beneficiários ou no valor do benefício.

A especialista , colaboradora, traz mais informações sobre o Auxílio Gás. Confira quem tem direito a este benefício no vídeo do especialista , parceiro .

Qual é a estratégia do governo para expandir o programa?

Com o intuito de ampliar o número de beneficiários do Auxílio Gás, o governo sugere que empresas privadas contribuam com recursos para o programa. A proposta é possibilitar que essas empresas descontem o valor doado de seus impostos devidos à União. Contudo, essa proposta ainda está pendente de aprovação pelo Congresso e existem questionamentos sobre sua viabilidade e impacto nas finanças públicas.

Quais são os possíveis riscos dessa nova forma de financiamento?

  • A nova estratégia de financiamento permanece incerta e pode acarretar instabilidade no programa;
  • Existe o perigo de que essa nova abordagem aumente a dívida pública, visto que o governo poderá enfrentar dificuldades no controle dos gastos;
  • A nova proposta pode ocasionar disparidades na distribuição dos recursos, favorecendo algumas regiões em detrimento de outras.

Como isso afetará os beneficiários?

Os beneficiários do Auxílio Gás encontram-se em uma situação de incerteza. Com as mudanças propostas, poderão ter redução no valor do benefício, perda do auxílio ou dificuldades na compra do gás de cozinha.

‘.